Seus filhos te ajudam ?

Seus filhos te ajudam na rotina da casa?
Limpeza e organização são fundamentais num ambiente doméstico, além de serem ensinamentos que se leva para toda a vida.
Mas na hora de colocarmos os pequenos para auxiliar na rotina da casa vem a enxurrada de perguntas e dúvidas. Quando e o que eles podem fazer?
Eu particularmente retardei muito a incluir “De maior” nas atividades do lar, com os outros confesso que a dúvida sempre vinha, mas o que mesmo ele já pode fazer?
Bom tive minha própria experiência quando pequena, lavava tranquilamente os pratos me achando a mais capaz das criaturas, minha mãe, com medo que eu quebrasse algo ou me machucasse me tirou e disse que não era preciso eu fazer aquilo ainda. Para ela foi só uma pausa no meu processo, para mim foi determinante para que achar que não podia fazer aquilo e fui ficando acomodada. Bem essa semana, quase repeti o feito da minha mãe: “De menor” veio até mim e começou a tirar a roupa da máquina, eu estava estendendo a roupa. E começei a dizer : tá bom, você já me ajudou, e ele insistia e disse:
Calma mamãe, só estou tirando a roupa da máquina, você vai estendendo.
E começou a fazer perguntas, do tipo : Porque o varal tem cordinhas?
Não satisfeito quando fui para a varanda por o restante das roupas ele me seguiu ainda me ajudando com um punhado de roupas nas mãos, me disse: Agora vou estender com você. Relutei interiormente, mas logo pensei, não vou afastá-lo agora, ele está interessado em ajudar, tenho que valorizar.
Dei as peças menores para ele por no varal que é de sua altura.
Nisso ele cantava e comentava coisas, foram poucos minutos que me ensinaram mais que mil leituras.
Essa experiência retrata nossa vivência, sabemos o que devemos fazer, na maioria das vezes, lemos a respeito, temos protótipos do que seria corretoi, sobre a importância da participação, mas talvez por pressa, ou por falta de paciência perdemos o riquissimo momento de ensinar nossos pequenos coisas comuns, que eles vão precisar na vida adulta.
Esquecemos da riqueza que minutinhos de conversa rendem, quanta sabedoria nas palavras de Caleb, quanta leveza… Entendi que ainda tenho muito a aprender, e que poupar os filhos na rotina doméstica é um erro grave, estamos privando-os de adiquirir autonomia, princípios, valores mas acima de tudo, os privamos de nossa companhia, de fazer o que nossos pais faziam, ou nossos avós, simplismente estavam conosco e aprendíamos com eles.
Segue uma tabela que recebi via WatsApp, talvez ajude, pode ser ajustada, mas acima de tudo seja na nossa companhia que eles cresçam e se estabeleçam como seres capazes de cuidar de sí, do mundo, da sua própria vida.
Beijos D+ para vocês!

Deixe um comentário

